Na tarde desta segunda-feira, 26, a diretoria do Sindicato dos Professores da Rede Pública de Ensino do Estado do Acre (Sinproacre), representada pela sua Presidente, Alcilene Gurgel, e pelo seu Vice-presidente, Edileudo Rocha, foi recebida pelo prefeito da capital, Tião Bocalom, para tratar das reivindicações relativas às questões salariais, convocação dos concursados, pagamento de licença prêmio, pagamento das rescisões dos professores temporários e outras demandas da categoria.
A diretora do Sinproacre, Prof. Alcilene Gurgel, fez uma explanação acerca da busca frustrada por diálogo na gestão anterior, que, mesmo tendo conhecimento das dificuldades encontradas pela categoria, sequer optou pelo diálogo.
Durante o encontro, as partes realizaram uma abordagem profunda sobre todas as questões mencionadas anteriormente, entretanto, o prefeito Bocalom sinalizou negativamente sobre qualquer possibilidade de discutir questões salariais no ano de 2021 e projetou constituir uma comissão ainda este ano, com a perspectiva de responder as demandas da categoria somente partir do ano que vem.
Em sua oratória, o Prefeito se resguardou na lei 173/20, a qual dispõe sobre a indisponibilidade de aumento salarial e também na Lei de Responsabilidade Fiscal.
A diretora Alcilene Gurgel ressaltou a importância do diálogo e falou sobre a oportunidade de discutir com o chefe do munícipio as possibilidades de melhorias para a categoria.
"O mais importante é que conseguimos abrir um canal de diálogo no qual podemos expor nossas reivindicações e fazer projeções dentro de um consenso", ressaltou Gurgel.