..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍTICA

Em Cruzeiro do Sul, 500 aprovados em concurso aguardam convocação

Em Cruzeiro do Sul, 500 aprovados em concurso aguardam convocação

Um total de 511 aprovados no concurso público da Prefeitura de Cruzeiro do Sul aguardam a convocação para tomarem posse nos cargos. Uma recomendação do Tribunal de Contas do Estado impediu a posse dos profissionais, e tornou nulas as contratações do concurso realizado pelo município.

O secretário de Administração, Manoel Orleilson, disse que em até 60 dias os aprovados no concurso público da Prefeitura de Cruzeiro do Sul podem ser convocados para assumir seus cargos. A grande questão é que em ano eleitoral, essas contratações podem ser todas desfeitas no ano que vem, quando novo prefeito assumir.

Em ano eleitoral, no segundo semestre, não se pode ampliar o gasto com pessoal, a exemplo de contratações de concurso público. Segundo o Orleilson, o município tem buscado a resolução da situação junto ao Tribunal de Justiça, onde o processo será julgado.

“Até semana passada já fizemos mais juntadas, junto com o procurador do município, de umas planilhas que eles precisavam. E com base nas explicações que estamos tendo de todo processo, a gente acredita que nos próximos 60 dias poderemos convocar. Os professores só vem assinar, por que tinha a necessidade de estarem em sala de aula, devido ano letivo”, explicou o secretário.

O secretário enfatizou ainda durante a entrevista que a gestão estranha a forma como a decisão foi tomada pelo conselheiro do TCE, uma vez que segundo o secretário foi o próprio Tribunal de Contas que autorizou o concurso e emitiu certidões favoráveis, comprovando que o município estaria dentro das exigências.

“Outro aspecto é dentro do próprio Tribunal de contas, onde entramos com toda justificativa. Fizemos os impactos financeiros, toda documentação, e o Tribunal de Contas nos autorizou a fazer o concurso. O que estranha a nós é que faltando meia hora para darmos posse a 150 professores chega a decisão pedindo a suspensão do concurso”, falou.