O governador Gladson Cameli destacou na manhã desta terça-feira (3) durante a reunião entre ministros e governadores dos Estados da Amazônia ocidental em Manaus (AM) que o Exército e o Corpo de Bombeiros em parceria com órgãos ambientais do Acre e do governo federal têm trabalho de forma conjunta no combate às queimadas.
O encontro em Manaus reúne os governadores do Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima. Estão presentes alguns dos principais ministros do governo Bolsonaro, entre eles Onix Lorenzoni, da Casa Civil, e Ricardo Sales, do Meio Ambiente. O tema queimadas foi bastante debatido pela manhã.
“Quero fazer um relato: no Acre as Forças Armadas fazem um trabalho de excelência que nos passa segurança, e dizer que não somos somente acreanos e sim brasileiros, e que o olhar para a Amazônia precisa ser diferenciado. Temos, na região amazônica, mais de 23 milhões de pessoas querendo uma oportunidade. O governo federal é muito atencioso com o nosso estado", afirmou o governador do Acre.
De janeiro até o dia 1º de setembro de 2019 foram registrados 65. 518 focos de calor na Amazônia, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. No Acre houve 3.753 queimadas. O estado é o oitavo no ranking da região que mais pratica queimadas.
“Nosso papel é apontar na prática é que e fazer direito, como é na prática o desenvolvimento sustentável”, disse o ministro Ricardo Sales ao reconhecer a necessidade de promover o desenvolvimento com sustentabilidade.