Durante o 1º Encontro de Segurança Fronteiriça Brasil/Bolívia na sede da Secretaria de Segurança Pública, em Rio Branco, na manhã desta quinta-feira (21), o governador Gladson Cameli entregou 31 caminhonetes L200 Triton, 13 quadriciclos e mais equipamentos e insumos ao Sistema Integrado de Segurança do Acre. Um investimento de pouco mais de R$ 9, 7 milhões.
O encontro, que reuniu autoridades do Brasil e Bolívia, entre elas o secretário de Operações Integradas do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Alfredo de Souza Lima Coelho e o ministro de Governo da Bolívia, Eduardo Del Castillo Del Carpio, serviu para um passo importante nas tratativas de acordo de cooperação entre os dois países a partir do Acre, buscando a implementação de ações coordenadas das forças policiais que atuam na área de fronteira entre os estados e a Bolívia, no sentido de dar efetividade as ações de combate aos crimes transfronteiriços e o estreitamento das relações institucionais.
Além destacar a importância do evento para as relações e parcerias da segurança na fronteira, Cameli lembrou que os novos equipamentos reforçam o trabalho das polícias.
"Aqui você ver uma realmente, uma reunião que envolve autoridades de segurança dos dois países, para que a gente possa juntos cumprir o direito de ir e vir da nossa população como está na Constituição. Esse encontro, além de ter entrega de veículos mostra para a sociedade que nós estamos diminuindo os números. Temos muito o que fazer. Não estou aqui dizendo que os problemas estão resolvidos, mas estamos dizendo que há ações que a curto e médio prazo a resposta virá para a sociedade."