Dezenas de trabalhadores ocuparam nesta quinta-feira, dia 27, o prédio da Secretaria de Educação, Esporte e Cultura (SEE), em protesto ao não avanço das negociações da categoria com o governo. Os profissionais estão em greve há duas semanas, e a Justiça do Acre suspendeu o movimento alegando ilegalidade.
Os servidores pedem a reposição inflacionária de 2017 a 2021 e reestruturação da tabela do setor. Caso a greve não seja suspensa, o judiciário multará o Sidnicato dos Trabalhadores em Educação (Sinteac) em R$ 10 mil por dia de descumprimento da decisão. Ao menos 90% dos servidores do setor, segundo a entidade sindical haviam aderido à paralisação.
Conforme o governo, a paralisação comprometeu a execução do ano letivo de 2021 em um momento extremamente sensível e sem precedentes, prejudicando a obrigatória prestação do serviço de educação em todos os municípios, aliando-se ao fato de que as demandas reivindicadas pelos trabalhadores através dos sindicatos revelam-se absolutamente impossíveis de serem cumpridas, em razão de vedação expressa pela Lei de Responsabilidade Fiscal.