..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍTICA

Em Lima, equipe do governo do Acre participa de encontro empresarial promovido pela Apex

Em Lima, equipe do governo do Acre participa de encontro empresarial promovido pela Apex

Representantes do governo do Acre e empresários acreanos participaram, na segunda-feira, 8, do Encontro Empresarial Brasil-Peru, promovido pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex).

Realizado na Câmara de Comércio de Lima, o evento foi idealizado e promovido pela Apex, e contou com a presença do presidente da instituição, o acreano Jorge Viana.

“A integração entre Peru e Brasil é uma discussão que passou pelas mãos de muitas pessoas; há 20 anos lutamos para consolidar e concretizar as relações. Diversos governadores acreanos lideraram as conversas, e o governador Gladson Cameli trabalhou muito no último ano para que pudéssemos avançar nessa pauta”, disse Viana.

Representantes empresariais peruanos apresentaram as perspectivas de comércio e crescimento da economia do país andino.

APEXGOVERNO2O encontro reuniu representantes do governo federal, estadual e empresários. Foto: Neto Lucena/Secom

O titular da Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), Assurbanipal Mesquita, destacou a necessidade de consolidar a rota comercial.

“A rota Brasil-Peru será o que chamamos de ‘nova rota da seda’. O Porto de Chancay [a 55 km de Lima] poderia escoar mais facilmente a nossa produção, e facilitaria a importação, pois não precisaríamos realizar toda a logística que realizamos hoje, por meio do Porto de Santos, em São Paulo”, explicou.

A comitiva acreana no Peru participou também de uma reunião com representantes da Câmara de Comércio Lima, que apresentaram a perspectiva de crescimento da região.

APEXGOVERNO3Aos representantes da câmara, Marcello Moura falou sobre a necessidade de gerar emprego, renda e oportunidade, principalmente para a população jovem do Acre. Foto: Neto Lucena/Secom

“Essa é uma oportunidade de crescimento para o Acre, e também para aprender com o Peru. Temos pressa para crescer”, declarou o presidente da Associação Comercial, Industrial, de Serviço e Agrícola do Acre (Acisa), Marcello Moura.

De acordo com o chefe de Articulação da Oferta Internacional e Nacional da Câmara de Comércio Lima, a expectativa de crescimento da economia peruana é de 2%, com uma das inflações mais baixas da América Latina, o que favorece investimentos no país.