Os vereadores N. Lima (PP), Antônio Morais (PT), presidente da Câmara Municipal, e Célio Gadelha (PSDB) demonstraram pouquíssima preocupação com a saúde deles e de outras pessoas e viajaram para participarem de um curso no Rio de Janeiro bem no momento em que não são aconselháveis viagens para outros estados e países por conta da pandemia do coronavírus.
Os parlamentares embarcaram na madrugada da segunda-feira, 16, para o Rio. Lá eles participam do curso "Modelo de Excelência em Gestão Pública”, promovido pelo Instituto Qualificar. A previsão é de que esse curso começaria na terça-feira, 17, e terminaria neste sábado, 21.
Cada um vai receber R$ 5. 167, 47, o equivalente a cinco diárias e meia, para participar da atividade na Cidade Maravilhosa.
O Notícias da Hora conversou com o presidente da Câmara, vereador Antônio Morais, na sexta-feira, três dias antes do embarque, que respondeu:
"Não foi cancelado. Pra onde você for vai ter o coronavírus, né", disse.
Nesta quinta-feira, 19, a reportagem tentou novamente falar por telefone com o presidente da Câmara, que dessa vez não atendeu.
Quando retornarem de viagem, os três vereadores terão que ficar em quarentena em casa conforme recomendação da própria Câmara Municipal com base em decretos e orientações de especialistas.
A Casa mantém suas atividades com número reduzido de pessoas após a confirmação de casos do Covid-19 no Acre. A galeria está fechada. Os assessores trabalham em regime home office.
O Rio de Janeiro tem 49 caso confirmados de coronavírus e uma morte, segundo noticia a imprensa nacional.