..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍTICA

Em meio às críticas, Cameli declara Fundape instituição de utilidade pública

Em meio às críticas, Cameli declara Fundape instituição de utilidade pública

O governador Gladson Cameli declarou a Fundação de Apoio e Desenvolvimento ao Ensino e Pesquisa e Extensão (Fundape), ligada à Ufac, que enfrenta questionamentos públicos sobre a qualidade do serviço que oferta, instituição de utilidade pública. A lei que dá o título está publicada no Diário Oficial do Acre desta sexta-feira, dia 10.

A Fundape foi criada em junho de 1998 por um grupo de professores da UFAC. Ela foi instituída como uma fundação sem fins lucrativos, cujos objetivos seriam de coordenar e executar projetos de interesse comunitário nas diversas áreas, além de prestar serviços de desenvolvimento científico e tecnológico de interesse da Universidade Federal do Acre.

Entre a lista de serviços ofertados, está o de realização de concursos públicos, entre os quais, a instituição contratou com a Prefeitura de Rio Branco o último certame para cargos na pasta da Educação. O concurso está banhado em polêmicas, denúncia de fraudes e favorecimento e, ainda, de desorganização.

No site da Fundape, a instituição diz que tem como objetivo “ser referencial de excelência na gestão de projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão, bem como na realização de concursos públicos e privados”, contudo, após o último certame realizado, com a reaplicação de provas após o que foi chamado de “trapalhada”, a instituição caiu num mar de críticas, longe do que esperava.