..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍTICA

Em noite de festa, PCdoB comemora 103 anos de coragem, resistência e dedicação às causas sociais

Em noite de festa, PCdoB comemora 103 anos de coragem, resistência e dedicação às causas sociais

Encontro reuniu lideranças do PSOL, Rede Sustentabilidade, Partido dos Trabalhadores e do Partido Verde

Comunistas do Acre se reuniram na sede estadual do PCdoB, em Rio Branco, na noite desta terça-feira (25) para comemorar os 103 anos do partido no Brasil. A noite foi marcada por filiações e discursos de resistência em defesa do estado democrático de direito. O encontro também reuniu lideranças do PSOL, da Rede Sustentabilidade, do Partido Verde e do vereador André Kamai, do Partido dos Trabalhadores.

O presidente estadual do PCdoB, ex-deputado Eduardo Farias, reforçou o que havia dito mais cedo, de que a sigla faz parte da história dos brasileiros. “Eu defino como um partido fundamental para o Brasil, porque sempre defendeu a democracia, as liberdades. O PCdoB é indispensável ao Brasil”.

WhatsApp_Image_2025-03-25_at_22.06.03.jpeg

O deputado estadual Edvaldo Magalhães seguiu linha semelhante. Disse que o partido foi forjado nas principais lutas. “Resistimos e estamos aqui. São 103 anos em defesa do povo brasileiro, de coragem e dedicação às causas sociais. Defendemos a democracia plena, a soberania nacional e os direitos dos trabalhadores. São bens inegociáveis. Ser comunista é acreditar na força do coletivo. O PCdoB tem compromisso com o Acre e com o Brasil, temos identidade!”, reforçou.

Marcio Batista, presidente da executiva municipal de Rio Branco, afirmou que “no momento em que a política está sendo profundamente criminalizada” é “preciso reafirmar a democracia como um valor universal, intransigente e inegociável”. Ao saudar os novos filiados, ele reforçou: “Que tenhamos a convicção de que estamos acumulando forças no momento muito importante da política brasileira, no dia em que Bolsonaro começa a ser réu. Afirmar a esquerda e varrer a extrema direita golpista da luta política”.

WhatsApp_Image_2025-03-25_at_22.06.02.jpeg

Já a presidente da Federação Brasil da Esperança, que reúne PCdoB, PV e PT, Shirley Torres, voltou a defender um candidato ao governo do Acre nas eleições de 2026. Ela frisou que é preciso enfrentar “os poderosos” e lançar nomes na disputa.

“Estamos em um momento importante e desafiador da política acreana, que é organizar a nossa eleição de 2026. Então, nós estamos à frente e espero contar com os parceiros, camaradas e companheiros para estarmos nesse campo progressista desafiando os poderosos com uma representação no próximo ano de candidaturas de deputados federais, estaduais e um candidato ao governo. Nós precisamos mostrar para a sociedade que a esquerda não está morta. Pelo contrário. Enfrentamos desafios, mas com muita vontade de vencer”, completou.

WhatsApp_Image_2025-03-25_at_22.06.01-3.jpeg

O vereador André Kamai (PT) também falou aos presentes. Ele fez uma breve saudação aos integrantes do PCdoB. Disse que além de seu partido, sabe que pode contar com os camaradas comunistas.

“Se nós estivermos juntos, eu sei que teremos o tempo e a coragem para enfrentar isso que estamos vivendo que é um pedacinho daquilo que o Márcio falou, que é um pedacinho danoso da extrema direita, do neofascismo, do que temos de pior neste país. Eu tenho a vivência de muito tempo desde o movimento estudantil e tenho uma admiração grande pelo PCdoB em todas as suas organizações”, completou.

WhatsApp_Image_2025-03-25_at_22.06.01-2.jpeg

WhatsApp_Image_2025-03-25_at_22.06.01.jpeg