O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, ironizou em seus stories no Instagram a pesquisa ATribuna/Datacontrol, divulgada neste domingo (14), em que ele está em segundo, atrás do emedebista Marcus Alexandre.
No post, Bocalom aparece comendo um pastel azul em uma lanchonete ao lado da namorada, a advogada Kelen Nunes, e de assessores. Ele ironiza: “Minha preocupação com a última pesquisa”.
O que diz a pesquisa
A pesquisa mostra Marcus Alexandre (MDB) à frente de Tião Bocalom em três cenários em um levantamento estimulado.
A pesquisa foi realizada entre os dias 5 e 7 de abril, com 815 entrevistas em bairros das dez regiões da capital.
1º cenário
No primeiro, foram colocados os nomes de Marcus Alexandre, Tião Bocalom, Ulysses Araújo, Emerson Jarude, Alysson Bestene e Roberto Duarte.
Nesta opção, Marcus lidera com 40,4% dos votos, contra 31,5% do prefeito Tião Bocalom (PL). Coronel Ulysses (União) aparece com 5,2%, Emerson Jarude (Novo), com 5%, Alysson Bestene (Progressistas) com 3,7%, Roberto Duarte (Republicanos) com 2,8%. Para 6,3% dos eleitores a opção seria voto branco ou nulo e os indecisos são 5,2%.
Cenário 2
No segundo cenário, quando o nome de Alysson Bestene é substituído por Minoru Kimpara, Marcus Alexandre (MDB) mantém a liderança, com 38,3%. Já Tião Bocalom (PL) chega a 31%, Coronel Ulysses(União) a 5,9%, Emerson Jarude (Novo), 5,4%, Minoru Kimpara (PSDB) 5%, Roberto Duarte, 2,9%. Nulos e brancos se mantêm em 6,3% e indecisos também em 5,2%.
Cenário 3
No terceiro cenário, com todos os pré-candidatos das duas primeiras opções, Marcus aparece com 39,3%
contra 29,7% de Bocalom. Coronel Ulysses (União) teria 5,3%, empatado com Emerson Jarude (Novo), com 5,2%. Roberto Duarte (Republicanos) alcança-
ria 3,8%, Minoru Kimpara (PSDB),
3,2% e Alysson Bestene (Progressistas), 3,1%. 0,2% dos eleitores declararam que poderiam votar em todos. 6,0% votariam e branco ou nulo e 4,3% estão indecisos.
2º Turno
Em um eventual segundo turno, Marcus Alexandre teria 52%. Já o prefeito Tião Bocalom registra 38,4% da preferência dos eleitores.
6,9% votariam em branco ou anulariam o voto e 2,7% estariam indecisos.
A pesquisa ATribuna/Datacontrol foi registrada no TRE com o número AC-03973/2024. A margem de erro é de 3,43% para mais ou para menos em um intervalo de confiança de 95%.Ou seja, em 95% das vezes que for repetida sob as mesmas condições, o resultado será o mesmo.