Em pré-campanha, os pré-candidatos a prefeito de Rio Branco, Roberto Duarte (MDB), e Minoru Kimpara (PSDB), manifestaram em suas páginas nas redes sociais opiniões favoráveis ao retorno das atividades religiosas nos templos depois que Estado e prefeitura autorizaram a retomada do comércio nesta semana.
Kinpara acredita que "os templos religiosos têm um compromisso com a vida e não com a morte. Eles chegam muitas vezes nos locais em que o Estado não chegou. Contudo, é preciso sempre destacar que cabe às lideranças religiosas a escolha pela abertura ou não. Em um momento como o que estamos passando de dificuldades, incertezas e dor, a fé é um refúgio para as nossas almas. Permitir a abertura dos templos religiosos é um compromisso de solidariedade, amor e respeito à vida", acredita o tucano.
Já o emedebista Roberto Duarte opina que a igrejas prestam "um serviço de extrema relevância na nossa sociedade. Além da fé e a busca pela salvação, as ações sociais e a recuperação de pessoas estão diretamente ligadas nos serviços prestados".
O deputado estadual e pré-candidato sugere que "cultos em drive-thru, abertura em dias pré-definidos, limitação de membros em 25% obedecendo as recomendações sanitárias, disponibilizando locais para higienização das mãos com água ou álcool 70%, podem ser alternativas para garantir um retorno gradual e seguro".
Na faixa laranja, cor que representa situação de alerta, segundo regras estabelecidas pelo comitê de enfrentamento à covid-19, Rio Branco começou a retomar algumas atividades, mas com restrições nesta terça-feira (21).
Os indicadores avaliados para a reclassificação apontam uma taxa de distanciamento social de 45%, de ocupação de leitos de enfermaria em 47% e de leitos de UTI em 70%.