O presidente Lula e o ministro Ricardo Lewandowski (Justiça e Segurança Pública) apresentaram aos governadores o texto da proposta de emenda à Constituição (PEC) que fixa o Sistema Único de Segurança Pública (SUSP) na Carta Magna. O texto será enviado ao Congresso Nacional. A ideia da proposta é padronizar protocolos, informações e dados estatísticos sobre segurança pública em todos os estados do país e no Distrito Federal.
Convidado do Planalto, o governador Gladson Cameli esteve no encontro e disse esperar “que a PEC possa garantir consenso entre as instituições”
“Sempre digo que a segurança pública é uma das minhas prioridades.A convite do presidente Lula, estive com os demais governadores participando da reunião sobre a Proposta de Emenda da Constituição (PEC) da Segurança Pública. É preciso cuidar da população por meio da nossa segurança. Que a PEC possa garantir consenso entre as instituições do nosso país. O meu objetivo é fortalecer a proteção das fronteiras e melhorias de trabalho para o sistema de segurança. Gratidão, presidente Lula, pelo convite”, declarou o governador em suas redes sociais.
Na oportunidade, Lula defendeu a criação de um “pacto federativo que envolva todos os Poderes da federação que estão envolvidos direta ou indiretamente” com a segurança pública.