A menos de um ano para as eleições de 2020, quando os eleitores de todo o Brasil vão escolher prefeitos e vereadores com voto direto. Na Capital Rio Branco, o cenário ainda é incerto. É o que revela a pesquisa Realtime Bigdata, encomendada pela TV Gazeta e divulgada nesta terça-feira, dia 08.
A pesquisa, realizada entre os dias 03 e 05 de outubro, ouviu 780 eleitores. Entre os preferidos pelos riobranquenses, em resposta espontânea, aparecem Socorro Neri (PSB)– provável candidata à reeleição-, com 6%, seguida por Minoru Kimpara (PSDB), marcando 5% das intenções de voto. Em terceiro lugar, vem Mara Rocha (PSDB), com 4% das intenções.
Ainda que apareçam na frente, Socorro, Minoru e Mara estão mal lembrados pelos eleitores, já que 63% dos ouvidos não sabem em quem vão votar no ano que vem. Além desses, 14% afirmaram que votariam nulo ou em branco, deixando claro que não têm preferencia por nenhum dos possíveis candidatos.
Em um primeiro cenário de votação estimulada, ou seja, quando os nomes dos candidatos são citados, o ex-reitor da Universidade Federal do Acre (Ufac), Minoru Kimpara, teria a preferência do eleitorado ouvido, marcando 20% das intenções de votos. Na sequência, Mara Rocha se aproxima com 19% e Raimundo Angelim aparece com 13%. Socorro Neri, atual prefeita, é a quarta, com com 11%.
Já num segundo cenário, também de votação estimulada, Kimpara marcou 25% das intenções de votos, acompanhado de Mara Rocha, com 21%, e Socorro Neri 16% das intenções. A atual prefeita de Rio Branco é a menos preferida entre os eleitores ouvidos.