Durante solenidade na Academia da Polícia Militar do Barro Branco em São Paulo, na manhã desta segunda-feira (24), sete acreanos aprovados em concurso público para oficiais em 2017 foram declarados aspirantes após três anos de ensino superior militar na instituição. Eles retornarão ao Acre e em dezembro, após um estágio de oito meses, serão nomeados 2º tenentes da Polícia Militar.
O governador Gladson Cameli, que desde a última sexta-feira está em São Paulo cumprindo agenda, acompanhou a cerimônia junto com o subcomandante da Polícia Militar do Acre, coronel Luciano Dias.
O coronel lembrou que a parceria entre as polícias militares do Acre e São Paulo é antiga e que os primeiros oficiais acreano foram formados na Academia do Barro Branco, que é considerada a maior da América Latina.
"Estamos recebendo futuros oficiais que estão ingressando na carreira de oficiais combatentes e que irão reforçar o nosso efetivo com o preparo que a carreira do oficial exige", destacou Luciano Dias.
A agora aspirante Patrícia Costa disse estar honrada em poder servir ao Estado do Acre na Polícia Militar.
"Esse momento só vem abrilhantar a carreira do policial militar. É um momento muito importante. Fico feliz em honrar nosso Estado e agora vamos voltar com uma experiência para estar prontos para servir e proteger", afirmou.
"Fiz questão de estar aqui, pois entendo a importância das nossas polícias, da Polícia Militar. Aumentamos o orçamento, valorizamos a instituição", afirmou o governador.
Homenagens
Após o encerramento da solenidade, o governador Gladson Cameli concedeu ao comandante da Polícia Militar do Estado de São Paulo, coronel Fernando Alencar Medeiros, a Ordem do Mérito Plácido de Castro, uma das mais importantes honrarias do Estado a uma personalidade.
Gladson Cameli recebeu do comandante da PM a medalha do Sesquicentenário do Estado de São Paulo e um livro que conta a história de 100 anos de Academia do Barro Branco.