A Procuradoria do Município de Tarauacá ingressou com um pedido de investigação junto à Delegacia de Polícia Civil na última quinta-feira (13). A denúncia é de que o e-mail institucional da Secretaria Municipal de Administração foi acessado sem permissão dos atuais gestores.
A acusação de violação e troca de senha do e-mail recaem sobre a ex-chefe de Gabinete e ex-secretária de Administração Suanne Souza. Ela atuou nas pastas na gestão da então prefeita Maria Lucinéia, de 2021 a 2024. O número de contato para recuperação da senha é o dela.
Conforme a denúncia, “o e-mail em questão é institucional e possui acesso imediato a convênios desde o ano de 2017”, ainda na gestão da prefeita da então prefeita Marilete Vitorino.
O documento foi recebido pelo delegado Ronério Silva, que deve conduzir as investigações.
O Notícias da Hora entrou em contato com a ex-secretária Suanne Souza, por aplicativo de mensagem. Em um primeiro momento, ela sorriu a respeito da situação e respondeu: “seria bom que provassem”. Mais adiante, a ex-secretária explicou os fatos.
“Em resposta à matéria publicada sobre o e-mail da gestão anterior, venho esclarecer alguns pontos cruciais. Primeiramente, é importante ressaltar que o e-mail em questão não é um e-mail institucional. Cada gestão tem a liberdade de criar seus próprios canais de comunicação, e o e-mail utilizado pela administração anterior não deveria ser acessado ou utilizado pela nova gestão. Esclareço também que, como ex-secretária, não passei a senha desse e-mail a nenhum membro da nova gestão. Portanto, qualquer uso indevido do e-mail não pode ser atribuído a mim ou à antiga administração. A responsabilidade pelo acesso e utilização das informações contidas nele recai exclusivamente sobre aqueles que, de maneira indevida, acessaram o e-mail sem autorização. Ademais, gostaria de enfatizar que esse e-mail armazenava documentos importantes da gestão da prefeita Maria Lucineia. O uso inadequado desse e-mail compromete a segurança de informações sensíveis que deveriam ser tratadas com a devida cautela. Estou à disposição para quaisquer esclarecimentos adicionais sobre esta situação.”, disse a ex-secretária de Administração de Tarauacá.