A disputa em Tarauacá caminha para ter quatro candidatos à Prefeitura este ano. Rodrigo Damasceno, candidato do Progressistas, Maria Lucineia, candidata à reeleição pelo PDT, Zé Filho, candidato do Republicanos e Cleane Monteiro, do MDB, são os nomes postos até agora.
Já, a candidatura do ex-prefeito Vando Torquato é uma incerteza. Nos bastidores da política tarauacaense, pessoas ligadas ao PSD estão inconformadas com a postura do senador Sérgio Petecão. O partido vai aguardar até o dia 15, data final para registro de candidaturas, para ver se Torquato reverte na Justiça a decisão que o tornou inelegível.
Para os apoiadores, a espera por Vando Torquato pode colocar em risco todo um quadro de alianças e deixar o PSD fora da disputa este ano.
Em reportagem publicada pelo portal Extra do Acre, de Tarauacá, o jornalista Gilson Amorim afirma que “a incerteza gerada por suas ações impacta diretamente na dinâmica política da cidade, influenciando decisões estratégicas e alianças partidárias. A sigla hoje caso Vando não seja candidato poderá ocupar apenas um papel de figurante devido as chamas da esperança colocadas por Vando”.