..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍTICA

Em um ano de mandato, Bocalom cumpriu apenas uma de suas 49 promessas de campanha, aponta levantamento do G1

Em um ano de mandato, Bocalom cumpriu apenas uma de suas 49 promessas de campanha, aponta levantamento do G1

Um ano depois de ter assumido a prefeitura de Rio Branco, Tião Bocalom cumpriu totalmente uma das 49 promessas feitas durante campanha eleitoral, em 2020, o que corresponde a 2% do total. Além disso, o prefeito também cumpriu parcialmente três promessas, o equivalente a 6% de todo o projeto.

Com mais três anos de mandato pela frente, Bocalom ainda precisa entregar 48 promessas que o fizeram ganhar o pleito com 62,93% de votos.

É o que aponta o levantamento exclusivo do g1, que monitora o que pode ser cobrado e medido do que foi prometido pelo prefeito da capital, tanto no programa registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) quanto em entrevistas e debates com a participação do político.

Ao visitar a página especial, é possível verificar todas as 49 promessas de Bocalom e conferir o status de cada uma delas até 31 de dezembro de 2021, um ano após o início da sua primeira gestão. Também é possível visualizar a explicação sobre cada uma das atualizações, com base nas respostas das secretarias municipais e no que foi apurado pela equipe de reportagem do portal.

Áreas com mais promessas
Das 49 promessas feitas por Bocalom, 15 são na área de Educação e Cultura e nenhuma delas foi cumprida, nem parcialmente.

A maioria das promessas nessa área é sobre criar escolas, aumentar vagas em creche e também criar uma disciplina de empreendedorismo no ensino básico da capital.

Em ambos os casos, os gastos devido à pandemia da Covid-19 e a falta de dinheiro são os entraves para as promessas não terem saído do papel, de acordo com a prefeitura. A gestão também alega que ainda está montando o plano para os próximos anos já que neste primeiro mandato trabalhou ainda com o orçamento definido pela antiga gestão.