Em reunião por videoconferência com o consórcio de governadores da Amazônia Legal, na manhã desta segunda-feira (5), o governador Gladson Cameli ajustou os últimos detalhes do 27º Fórum de Governadores, que vai acontecer nos dias 4 e 5 de abril, em Rio Branco.
Durante o evento no Acre serão discutidos temas como planejamento e gestão; meio ambiente; educação; agricultura; cultura; segurança nas fronteiras e governança Fundiária.
Além disso, durante a teleconferência, foi pactuado e aprovado o aporte financeiro para constituição do orçamento do Consórcio Amazônia Legal, em que cada um dos nove estados vai colaborar e contribuir financeiramente para que os planos e pautas do grupo sejam executadas.
“Essa é uma oportunidade de mais uma vez mostrar o protagonismo do nosso estado nas questões ambientais e proporcionar avanços nas discussões de combate às queimadas, desmatamento e aos crimes transfronteiriços na Amazônia. Definimos as ações prioritárias para o exercício de 2024, que é a preservação da nossa Amazônia, a redução dos nossos índices relativos ao meio ambiente e o enfrentamento aos desastres climáticos, como as enchentes que atingiram o Acre no último ano, e também a seca prolongada que atingiu o estado do Amazonas. São situações que muito nos preocupam, e vamos tomar todas as medidas necessárias para diminuí-las”, reforçou o governador.