Em Xapuri, vereadores aprovam reajuste de 15% nos salários deles, do prefeito Bira Vasconcelos e da vice-prefeita

Em Xapuri, vereadores aprovam reajuste de 15% nos salários deles, do prefeito Bira Vasconcelos e da vice-prefeita

Enquanto a cidade de Xapuri se preparava para a Festa de São Sebastião, na semana passada, e a população não estava atenta à movimentação na Câmara Municipal, o presidente da Casa, vereador Eriberto Brilhante Mota, promulgou o projeto de lei que aumenta salários dos vereadores, prefeito, vice-prefeita e servidores do Poder Legislativo.

A medida foi adotada pelo presidente da Câmara, porque nem o prefeito Bira Vasconcelos (PT), e nem a vice-prefeita, sancionaram a proposta enviada aos parlamentares, que garante um reajuste de exatos de 15,53% nos subsídios dos políticos da cidade.

“Os subsídios mensais dos Vereadores, Mesa Diretora, Servidores Efetivos e Comissionados da Câmara Municipal de Xapuri, ficam reajustados em 15,53%, calculado sobre os subsídios e vencimentos pagos no mês de dezembro”, diz a lei, que justifica: “O percentual que trata o art. 1º tiveram como base os índice do INPC dos últimos quatros anos”. O salário reajustado será pago já em janeiro de 2022.

A omissão do prefeito, segundo apurou o Notícias da Hora, se deve à polêmica do projeto. Por lei, se o prefeito não assina, e a vice, ao assumir o cargo, também não o faz, resta ao presidente do Poder Legislativo a missão. “O Bira estava com medo de assinar a sanção e pegar mal para ele. Duvido se ele abre mão do reajuste”, avalia um dos vereadores.

WhatsApp Image 2022 01 26 at 13.25.13