Na última quarta-feira, 14, foi realizada a última sessão ordinária de 2023 na Assembléia Legislativa do Acre (Aleac), com a aprovação da Lei Orçamentária Anual (LOA), e dezenas de projetos, emendas e indicações dos parlamentares acreanos.
Uma emenda à LOA, de autoria do deputado Tanízio Sá (MDB), poderá tirar o município acreano de Santa Rosa do Purus do isolamento. Aprovada por unanimidade, a emenda marca um passo importante para o município, já que versa sobre a elaboração de um estudo de impacto ambiental para a construção de uma estrada que ligará Santa Rosa do Purus ao Manoel Urbano.
"O nosso objetivo é trabalhar e buscar saídas para retirar o município de Santa Rosa do isolamento terrestre. O apoio de todos os colegas deputados reflete a conscientização da necessidade de infraestrutura e conectividade para as comunidades remotas. A estrada proposta não apenas promoverá a integração entre Santa Rosa do Purus e Manoel Urbano, mas também abrirá caminho para a superação dos desafios enfrentados pelo município, impactando positivamente a qualidade de vida dos cidadãos e impulsionando o desenvolvimento da região", comentou Tanízio.
A proposta de emenda à LOA prevê o direcionamento de recursos ao Departamento de Estradas e Rodagens do Acre (Deracre) para a elaboração de estudo de impacto ambiental no Ramal do Juazeiro, que liga Manoel Urbano a Santa Rosa.