Autor da Lei Municipal que incluiu o símbolo do autismo nas placas de atendimento prioritário, o vereador Emerson Jarude (sem partido), voltou a apoiar a causa destinando emenda no valor de R$ 58 mil reais para o Centro de Atendimento ao Autista, “O Mundo Azul”. A verba será destinada para equipar com equipamentos e brinquedos pedagógicos a sala de integração sensorial.
Inaugurado em agosto deste ano pela Prefeitura, o centro atende crianças na faixa etária de 2 a 12 anos diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TAE). Cerca de 100 crianças já estão cadastradas, e já recebem os primeiros atendimentos.
A Sala de Integração Sensorial, que irá receber os equipamentos, é um espaço fundamental do Centro destinado à terapia ocupacional. Segundo a Diretora do Centro, Rucilene Felix Bernardo, esse trabalho é indispensável para o desenvolvimento das crianças.
“A integração social é um processo para organizar e interpretar todas as informações que a gente recebe pelo meio, todas recebidas através dos nossos sentidos. Muitas crianças com o transtorno do espectro autista possuem a disfunção do processamento sensorial e a terapia ocupacional contribui para que eles desenvolvam uma nova resposta adaptativa ao ambiente”, diz.
Em seu primeiro ano de mandato, Jarude conseguiu aprovar projeto que virou a Lei Municipal nº 2230, de 04 de maio de 2017, incluindo o símbolo do autismo nas placas de atendimento prioritário. O vereador comemora agora a possibilidade de fechar o primeiro mandato ainda contribuindo com a causa.
“Contribuir com a implementação da política Municipal de atenção a pessoa com autismo tem sido um compromisso do nosso mandato, uma causa a qual tenho muito carinho. A primeira Lei que conseguimos aprovar é voltada às pessoas com autismo, e é uma honra ter a possibilidade contribuir mais uma vez”, afirma.