O vereador Emerson Jarude (MDB) pediu apoio dos demais, nesta quinta-feira, dia 21, para ter aprovados, em conjunto com o Plano Plurianual 2022-2025, apresentado pela Prefeitura de Rio Branco. O emedebista apresentou sete emendas à matéria, e tenta emplacar todos, ainda que não haja obrigação do prefeito aplica-las, em caso de aprovação na Casa de Leis.
Segundo o vereador, todas as sete propostas de emenda foram aprovadas na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), devendo ir ao Plenário da Casa nesta quinta, dia em que o PPA será votado pelos vereadores. A proposta é norteadora da gestão municipal pelo quadriênio, e até a quarta, foram as únicas apresentadas.
“eu peço mais uma vez o apoio dos pares aqui para que a gente consiga aprovar as emendas apresentadas aqui, incluindo a guarda municipal e o restaurante popular, que atende quem não tem condição de fazer uma refeição digna. Queremos também a readequação do salário das merendeiras”, destacou.
Emerson Jarude propôs, por exemplo, a implantação de dois novos restaurantes populares na cidade. Além disso, sugeriu a criação da Guarda Municipal de Rio Branco. O vereador também apresentou propostas para a readequação dos salários das merendeiras e a implantação de 23 laboratórios de informática nas escolas da rede municipal de ensino.
Outra proposta foi a de se implantar, a custo zero para a municipalidade, uma usina capaz de gerar energia elétrica barata e sustentável através do lixo coletado nos bairros da capital acreana. O vereador também quer o aumento das castrações de animais de rua e a ampliação dos atendimentos no Centro O Mundo Azul, especializado em serviços para a comunidade autista.