Após o deputado estadual Edvaldo Magalhães (PCdoB) apresentar na tribuna da Assembleia Legislativa, na última terça-feira (30), a necessidade de revisão no cronograma de obras de recuperação da pista do Aeroporto Internacional de Cruzeiro do Sul, por conta de prejuízos causados à aviação regional, a empresa Vinci Airports divulgou uma nota no final da tarde desta quarta-feira (31).
No documento, a empresa diz que o cronograma de obras será o seguinte: Às segundas-feiras, terças-feiras, quintas-feiras, sextas-feiras e sábados, das 08h30 às 17h; Às quartas-feiras, das 12h às 18h; e não haverá fechamento do aeroporto aos domingos.
As obras iniciam dia 26 de junho e devem se encerrar em setembro apenas. “As primeiras intervenções serão realizadas por fases, na pista de pousos e decolagens, onde haverá serviços de manutenção de terraplanagem, melhoria da drenagem, da pavimentação e sinalização, dentre outros, visando dar maior segurança às operações da aviação. As obras foram planejadas considerando o curto período de estiagem e os prazos estabelecidos no contrato de concessão. Foram realizadas reuniões de alinhamento com as operadoras de voos regulares apresentando todas as informações”, ressalta a empresa.
A Vinci acrescenta que “os horários definidos levam em conta a necessidade de realização das intervenções por pelo menos oito horas ininterruptas diariamente, para não comprometer o prazo de conclusão das obras. Também foi considerado possibilitar às companhias aéreas a realização de pousos e decolagens utilizando os períodos de início da manhã e final da tarde”.
E reitera: “os voos da GOL não serão afetados. O Aeroporto de Cruzeiro do Sul está atuando em conjunto com órgãos públicos e entidades envolvidas e continua à disposição destes para mitigar os impactos das intervenções. A Administração Aeroportuária está comprometida em minimizar os impactos e se coloca à disposição para diálogo sobre questões e preocupação que possam surgir durante o processo. Contamos com o apoio dos membros da comunidade local para que essa fase de melhorias seja bem-sucedida e que, em breve, possamos desfrutar de um aeroporto seguro e moderno, trazendo benefícios duradouros para Cruzeiro do Sul, seus habitantes e visitantes”.