O interessante é que os débitos reclamados são referentes aos meses de pandemia do novo coronavírus. Caso o cliente não pague, a dívida será protestada. O consumidor terá que ir à Energisa, renegociar a dívida e após isso buscar o cartório para a retirada do nome da lista de protesto.
Mesmo em meio à pandemia do novo coronavírus, a Energisa Acre não dá trégua ao consumidor. A empresa acionou os cartórios de protestos de Rio Branco para que intimem os consumidores que estão em débito com a distribuidora de energia. Mas, o interessante disso, é que as intimações se referem a meses que estão abrangidos pelos decretos de calamidade pública, por conta da Covid-19.
Por exemplo, há consumidores que o débito de maio já foi protestado. Em consulta a um dos cartórios que emitiu tal intimação, a atendente informou que em caso de protesto por não pagamento, o consumidor terá que fazer a renegociação na ‘Eletroacre’ e depois fazer a retirada do nome do consumidor junto ao cartório. Ou seja, uma dor de cabeça a mais entre tantos problemas já ocasionados pela pandemia.
Neste caso a conta do consumidor sofre um acrescimento significativo por conta das taxa de protesto e taxas de serviços cobradas pelo cartório. Além de pagar os débitos atrasados no prazo de três dias, o consumidor é obrigado a procurar o cartório e desembolsar mais dinheiro para que o nome não fique com restrição de protesto.
Este é mais um método utilizado pela Energisa para pressionar os consumidores pelo pagamento de tarifa em atraso. Anteriormente, mesmo com leis aprovadas para proteção do consumidor durante a pandemia, a empresa estaria negativando consumidores no Serasa.
Em consulta à Energisa, a assessoria disse desconhecer a emissão de intimação pelos cartórios nesse sentido. Informou, ainda, que a Energisa criou um canal de parcelamento de dívidas. Pelo número de 68 99233-0341, o cliente acessa o Whatsapp e digita a palavra “parcelamento” para iniciar a conversa.
“Vale ressaltar que a Gisa funciona das 7h30 às 17h (horário Acre). Os clientes também podem conferir as facilidades através do teleatendimento 0800 647 7196 que funciona 24h por dia”, informa.
Em material publicado pela assessoria e enviado ao Notícias da Hora, a Energisa informa, por meio do gerente do Departamento de Serviços Comerciais, Roberto Vieira de Carvalho, que “a Energisa tem feito todo o possível para que os clientes não deixem as contas acumularem durante esse momento delicado de pandemia. Estamos sensíveis às dificuldades de nossos clientes que também são nossas. O que estamos oferecendo é a possibilidade de parcelar contas atrasadas, mesmo para quem já havia realizado algum parcelamento e que precise agora de uma nova condição”, comenta.
Lembrando que o governo federal, por meio da Agência Nacional de Energia Elétrica, prorrogou a suspensão do corte da energia até 31 de julho dos consumidores inadimplentes de residências rurais e urbanas.
NOTA DA ENERGISA
A Energisa Acre esclarece que tem seguido as medidas determinadas pela resolução 878 da Aneel, dentre elas está a prorrogação da suspensão do corte do fornecimento de energia por falta de pagamento apenas para consumidores residenciais (rurais e urbanos), e para serviços essenciais, até o dia 31 de julho. O faturamento dos clientes continuaram normalmente, e oportunidades de parcelamento sempre existiram.
A concessionária reitera o apelo feito também pelo próprio órgão regulador para que aqueles clientes que têm condições mantenham seus pagamentos em dia, pois a resolução suspende apenas o corte de classes específicas.
Os clientes que quiserem regularizar seus débitos ou parcelar contas com condições especiais de entradas facilitadas e mais opções de parcelamento, podem utilizar os canais de atendimento:
Gisa - (68) 99233-0341 (assistente virtual da Energisa pelo WhatsApp)
Call center – 0800 647 7196