A Energisa Acre respondeu, por meio de nota, as declarações do deputado estadual Eduardo Ribeiro (PSD), proferidas nesta quarta-feira (10), na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac). O parlamentar apresentou um vídeo em que mostra um contribuinte denunciando que mesmo pagando a conta no momento do corte, como diz a lei aprovada pela Aleac, teve o fornecimento de energia suspenso.
Veja a nota na íntegra
A Energisa esclarece que, no caso citado, a energia do cliente foi suspensa por irregularidade e não por inadimplência - não se aplicando assim a lei n°4.195, de autoria do deputado Eduardo Ribeiro - e, por isso, o cliente foi orientado a procurar o atendimento da empresa para fazer a regularização.
A Distribuidora destaca que cumpre rigorosamente as normas regulatórias, alertando os clientes antes da suspensão dos serviços através de reaviso da fatura, além de outros lembretes como mensagens de SMS, por exemplo.
Além disso, o protocolo para que seja feita a interrupção no fornecimento de energia prevê que a equipe comunique ao cliente que o corte será feito em caso de não pagamento da conta. Na maioria das vezes, o cliente efetua o pagamento na hora via pix e a interrupção não acontece.
A Energisa foi pioneira ao disponibilizar formas de pagamento antes da suspensão do fornecimento, com destaque para o PIX, sendo a primeira no Brasil a oferecer o QR Code PIX nas contas de energia, permitindo que o pagamento seja feito todos os dias da semana, sem limite de hora, inclusive aos sábados, domingos e feriados.
Além da possibilidade de pagamento por PIX, o cliente também pode solicitar a segunda via ou o código para pagamento pelo aplicativo Energisa On e atendente virtual pelo Whats App (www.gisa.energisa.com.br), site: www.energisa.com.br ou Call center 0800-647-7196.