Durante a Expo Amazônica, no Peru, o engenheiro Vinicios Félix, através da Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (SEICT) do governo do Acre, apresentou um sistema inovador de aquecimento solar de água. A participação na feira trouxe à tona a oportunidade de expor um produto brasileiro no país vizinho, gerando interesse em soluções energéticas sustentáveis.
Vinicios destacou o funcionamento do sistema: “Esse é um sistema de aquecimento solar de água, comumente associado a residências, mas que tem diversas aplicações, como no setor industrial para limpeza de utensílios e esterilização de equipamentos, no setor de saúde para materiais médicos, em restaurantes e hotelaria, além de tratamentos de fisioterapia que utilizam água quente.”
O sistema utiliza energia solar para aquecer a água sem gastar eletricidade. “A água é aquecida diretamente pelo sol, coletada através de uma placa solar específica para hidráulica e armazenada em um reservatório térmico, pronto para uso nas mais diversas funções”, explicou Vinicios. Segundo ele, o sistema foi um dos carros-chefes da empresa por muito tempo, já que foi desenvolvido em um momento em que o mercado de energia solar estava em crescimento no Brasil.
Além do aquecimento solar, a empresa também trouxe produtos voltados para o mercado de energia solar off-grid, que possibilitam a geração de energia de maneira independente, sem a necessidade de baterias, e o 0 grid híbrido, uma solução que combina diferentes fontes de energia, como grupos geradores. Isso proporciona uma liberdade energética para empresários e consumidores peruanos.
O engenheiro também destacou que já captaram interesse de produtores peruanos, especialmente no setor de cafés. “Algumas cooperativas manifestaram a necessidade de liberdade energética, e estamos iniciando projetos no Peru, trazendo tanto os produtos quanto as equipes brasileiras para atuar aqui”, concluiu Vinicios Félix.
O presidente da Assembleia Legislativa do Acre, Luiz Gonzaga, também enalteceu a relevância da participação acreana no evento, enfatizando: "Participações como esta na Expo Amazônica são um passo importante para o fortalecimento das relações comerciais entre Brasil e Peru, especialmente em áreas inovadoras como a energia sustentável, que vem ganhando cada vez mais espaço no mercado internacional."