..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍTICA

Equipes da Saúde serão treinadas para atendimento especializado de vítimas de queimadura

Equipes da Saúde serão treinadas para atendimento especializado de vítimas de queimadura

BRASÍLIA – Entre os meses de julho e agosto, equipes do Hospital Regional da Asa Norte (HRAN) do Distrito Federal e da Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ) estarão no Acre para treinar equipes da Secretaria de Estado de Saúde no atendimento especializado de vítimas de queimaduras. A iniciativa abre caminho para estruturação de um centro de tratamento de queimados no Estado.

A decisão foi tomada em reunião, realizada nesta sexta-feira, 28, em Brasília, da qual participaram a secretária de Estado de Saúde do Acre, Mônica Kanaan Machado, o secretário de Saúde do Distrito Federal, Osnei Okumoto, e o chefe da Unidade de Queimados do HRAN, José Adorno, que também é presidente da SBQ.

“O problema com as vítimas da explosão do barco em Cruzeiro do Sul, este mês, serviu de alerta para a necessidade de termos esse atendimento especializado no Estado. Assim, evitamos recorrer para outros centros e ganhamos tempo no atendimento que as vítimas de queimaduras requerem”, explicou a secretária Mônica Machado.

A ideia, explicou a secretária, é que, a partir da experiência no Acre, seja estruturado um sistema de atendimento nessa área para toda a região Norte.

A articulação para estruturação da unidade de atendimento para vítimas de queimaduras no Acre vem sendo tratada pelo médico José Adorno com a secretária Mônica Kannan Machado desde a explosão de um barco em Cruzeiro do Sul, quando houve ampla mobilização da SBQ, junto com o governo do Acre e outros órgãos estaduais e federais, para atendimento às vítimas, abrangendo o Sistema Único de Saúde (SUS).

“Já iniciamos orientações preliminares com equipes locais, como do Samu e da área do sistema de regulação do SUS, e agora vamos fazer treinamentos presenciais, enviando equipes para o Acre com este objetivo”, explicou José Adorno.

QUEIMADOS 02

Atualmente, quatro vítimas da explosão em Cruzeiro do Sul estão sendo atendidas no HRAN, em Brasília.

“O Distrito Federal é uma referência importante no tratamento de queimaduras no Brasil. O acidente no Acre evidenciou a necessidade de estruturarmos em todo o país unidades de referência com protocolos bem definidos com relação a queimaduras”, disse José Adorno.

O presidente da SBQ disse que, além do apoio ao Acre, no caso das vítimas da explosão, será oferecida experiência para ajudar o Estado a desenvolver tratamento adequado para queimaduras, que é diferente dos outros traumas.

Vítimas da explosão

A reunião entre as equipes médicas do Acre e de Brasília ocorreu na Unidade de Queimados do HRAN, onde a secretária Mônica Kanaan Machado conheceu as estruturas locais visando à estruturação da unidade no Acre.

A secretária também visitou as vítimas da explosão do barco em Cruzeiro do Sul que estão em tratamento no hospital. “Nosso objetivo é acolher esses pacientes e nos colocarmos à disposição para dar o apoio no retorno deles ao Acre”, acrescentou Mônica Kanaan Machado.

Nesta sexta, Francisco Oliveira Rodrigues, de 70 anos, uma das quatro pessoas vítimas da explosão internadas no HRAN, recebeu alta.

A previsão é de que na próxima semana sejam liberados os outros três: José Francisco do Nascimento Neto, 48, João Oliveira da Silva, 32, e Francisco Rodrigues da Rocha, 55. De acordo com informações do HRAN, eles estão com ferimentos que ainda necessitam de cuidados.