O escritor, dramaturgo e jornalista Marcelo Rubens Paiva, do jornal Estado de S. Paulo, sugeriu que o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, nomeie o aeroporto de Rio Branco de Aeroporto Chico Mendes, em homenagem ao líder seringueiro, assassinado em 1988 por defender a Amazônia e as pautas ambientais.
Marcelo Rubens ainda sugere mudanças em outros aeroportos como Congonhas, em São Paulo, que passaria a se chamar Aeroporto Adoniran Barbosa. O de Guarulhos se chamaria Rita Lee e de Salvador, na Bahia, de João Gilberto, criador da Bossa Nova, movimento musical que surgiu no final dos anos 50.
“O do Ceará, vamos de Aeroporto Belchior. O de BH, Clube da Esquina. Confins muda para Aeroporto Internacional Drummond. O Aeroporto Internacional de Vitória vira Aeroporto do Meu Amigo Roberto Carlos. O de São Luís, Aeroporto Reggae.
Não precisamos ficar restritos a grandes músicos brasileiros. O de Mato Grosso, Aeroporto Manoel de Barros. Curitiba, Aeroporto Dalton Trevisan. Floripa, Aeroporto Guga. Aeroporto de Teresina - Torquato Neto é aposta certa.
O de Goiânia seria uma guerra não declarada. Qual dupla sertaneja mereceria? Vamos de Aeroporto Cora Coralina. Respeitosamente...”, completa a lista.