..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍTICA

Evento do Ministério da Saúde tem dancinha erótica em Brasília

Evento do Ministério da Saúde tem dancinha erótica em Brasília

Apresentação foi no palco do 1º Encontro de Mobilização da Promoção da Saúde no Brasil, realizado em Brasília, de 4 a 6 de outubro de 2023

O vídeo foi captado durante o 1º Encontro de Mobilização da Promoção da Saúde no Brasil, realizado em Brasília de 4 a 6 de outubro de 2023; na foto, mulher fazendo a dança no palco do evento 

Um evento promovido pelo Ministério da Saúde teve, na 5ª feira (5.out.2023), uma apresentação com dança erótica. O vídeo foi captado no 1º Encontro de Mobilização da Promoção da Saúde no Brasil, realizado em Brasília de 4 a 6 de outubro de 2023.

Nas imagens, uma mulher aparece fazendo uma apresentação de voguing -estilo de dança que surgiu na cultura ballroom, movimento criado por pessoas negras e LGBTQIA+. No vídeo, é possível ouvir uma batida de música eletrônica enquanto uma pessoa, que desempenha ali o papel de mestre de cerimônia, repete “batecu” e “bate” diversas vezes. Pessoas na plateia aplaudem a apresentação.

O evento é organizado pelo Departamento de Prevenção e Promoção da Saúde da Secretaria de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde. O objetivo é apoiar a implementação da Política Nacional de Promoção da Saúde, compartilhando ideias e experiências, ampliação do diálogo, estímulo à gestão participativa e construção da agenda de territorialização da promoção da saúde no país.

Em nota (íntegra – 40kB), o Ministério da Saúde lamentou o “episódio isolado”. Afirmou que ele “não reflete a política da secretaria e nem os propósitos do debate sobre a promoção à saúde realizados no encontro, e que adotará medidas para que não aconteça novamente”.

O senador Ciro Nogueira (PP-PI) comentou sobre as imagens em seu perfil no X (antigo Twitter). “Chocante como a ideologia contaminou o governo do PT 5”, escreveu. “Atenção primária é isso aí? É isso que salva vidas num sistema que a OMS [Organização Mundial da Saúde] colocou em 125º lugar? O cupim identitário está corroendo o governo por dentro. E o Brasil real vê chocado tudo isso”, completou.

BATCU