O economista Geraldo Pereira, ex-deputado estadual pelo PT, afirmou manhã desta terça-feira, 12, que o governador Gladson Cameli acerta ao reduzir em 80% a base de cálculo do ICMS nas operações interestaduais com gado bovino para abate.
A medida do governo beneficia os pequenos produtores que são 70% do mercado da produção local, lembra o economista.
"O governador Gladson Cameli acerta o passo ao reduzir o ICMS para as operações com bois e vacas "gordos" destinadas aos Estados do Amazonas e Rondônia Essa boa decisão pressiona os nossos frigoríficos a aproximarem os preços pagos pela a arroba aos praticados em Rondônia. Para abrilhantar a decisão falta reduzir a pauta para a saída de bezerros. A redução do ICMS para bois e vacas gordas beneficia os médios e grandes produtores. Reduzindo o ICMS para a saida de bezerros, beneficiará os micros e pequenos produtores rurais que representam mais de 70 por cento da produção. Neste caso, reduzir é aumentar , é fortalecer a agropecuária e a economia do setor rural", diz Pereira.
A redução prevista somente se aplica às operações com gado originário da produção interna, regularmente acobertadas por nota fiscal e declaradas ao Fisco Estadual por ocasião da passagem pelo Posto Fiscal Tucandeira, na divisa com Rondônia, ou pelo Posto Fiscal Pica-Pau, na divisa com Amazonas, informa o decreto.
Abaixo da publicação do petista, o líder da oposição na Assembleia Legislativa, deputado estadual Edvaldo Magalhães (PCdoB) diz: "Concordo plenamente Geraldo Pereira".