Esta terça-feira, 3, Dia do Delegado de Polícia foi de homenagens na sede da Polícia Civil do Acre, em Rio Branco. 16 delegados, ex-diretores da instituição foram homenageados pelo governo com a inauguração de uma galeria no prédio do órgão.
O diretor-geral da Polícia Civil, delegado Henrique Maciel, afirmou que o dia é de celebração pela data e destacou a galeria como uma simples homagem àqueles que o antecederam e colaboraram com a construção da instituição.
"A inauguração da galeria é uma forma também de reconhecer os delegados que passaram pela Direção de Polícia Civil. Cada um deles teve sua importância na frente da instituição."
Entre os homenageados está o delegado Emilson Farias, que foi diretor de Polícia Civil no governo Binho Marques e secretário da instituição na gestão de Tião Viana.
Ao Notícias da Hora, Farias afirmou que cada diretor de polícia tem a sua importância na construção da Polícia Civil.
"Aqui se coloca, se constrói mais um tijolo na catedral da instituição Polícia Civil. Todos os diretores e chefes de polícia que passaram deram sua contribuição. Sem a construção consolidada de um passado a gente não é capaz de se situar no presente e nem construir um futuro adequado. Acho que aqui é o resgate da memória da instituição. E eu acho que a memória, ela se resgata numa foto, mas essa foto é traduzida em centenas de pessoas."
O governador Gladson Cameli disse que seu projeto de governo inclui uma nova Polícia Civil e afirmou que a convocação de novos agentes e delegados, a valorização dos servidores e aquisição de equipamentos faz parte dessa reconstrução.
"Essa é uma marca da nova Polícia Civil. É valorizar seus servidores, agentes, delegados. É dar condições de trabalho."