O ex-prefeito de Rodrigues Alves, Francisco Deda foi nomeado para o cargo de diretor do Instituto de Terras do Acre (Iteracre). O decreto de nomeação assinado pelo governador Gladson Cameli (Progressitas) foi publicado no Diário Oficial desta terça-feira (19).
Deda foi apoiador dos governo capitaneados pelo PT durante 20 anos. Ele ingressa no governo progressista após a sua esposa, a deputada Maria Antônia (PROS) declarar apoio ao bloco de deputados que compõem a base de sustentação do governo na Aleac.
A nomeação do ex-prefeito que também é presidente do PROS poderá ser contestada pelo Ministério Público, já que ele responde a 17 ações na Justiça do Estado. Alguns dos processos por improbidade administrativa à frente da prefeitura de Rodrigues Alves.
O Ministério Público do Acre recomendou que políticos que respondam aos mesmos tipos de acusação que pesam contra Francisco Deda fossem exonerados pelo governo. Alércio Dias e Vagner Sales chegaram a ser nomeado, mas foram exonerados após pedidos do MP do Acre.