Os membros do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/AC) mantiveram uma decisão do Juízo de Tarauacá que declarou o ex-prefeito Vando Torquato inelegível. Além desta decisão, uma segunda também foi tomada pelos magistrados. Esta era referente a mudança de partido pretendida por Torquato. O julgamento aconteceu na tarde desta quinta-feira (2).
Durante a janela eleitoral, Vando Torquato pleiteou deixar o Progressistas para ingressar no PSD, do senador Sérgio Petecão, e disputar as eleições de outubro.
De acordo com jornal Extra do Acre, os magistrados do Tribunal Regional Eleitoral fundamentaram sua decisão na suspensão dos direitos políticos do ex-prefeito, tornando inviável qualquer alteração em sua situação eleitoral.
A decisão do Tribunal Regional Eleitoral foi unânime, com os demais membros da corte acompanhando o parecer do relator Fernando Nobrega. Assim, a sentença de inelegibilidade proferida pelo juiz de primeira instância foi mantida, consolidando a impossibilidade de Vando Torquato concorrer a cargos eletivos no cenário político acreano.