..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍTICA

Ex-presidente do Sinteac propõe criação de um comitê dos trabalhadores em Educação para pleitear vacinação em massa da categoria

Ex-presidente do Sinteac propõe criação de um comitê dos trabalhadores em Educação para pleitear vacinação em massa da categoria

Em um vídeo postado em suas redes sociais, na manhã desta sexta-feira (26/03), o professor Manoel Lima, ex-presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Acre (Sinteac) convida a categoria a formar uma espécie de comitê estadual para iniciar, junto ao governo, a discussão sobre a inclusão dos professores e funcionários de escolas no grupo prioritário para vacinação em massa contra a covid-19.

Ele argumenta que, pelo Plano Nacional de Imunização, os servidores da Educação vão levar, em média, mais de dois anos para todos serem vacinados conforme a faixa etária de cada um, e isso pode retardar, ainda mais, a normalidade das atividades escolares ou, simplesmente, o poder público determinar o retorno da categoria ao trabalho presencial sem que todos tenham sido vacinados.

Manoel Lima reconhece a importância dos trabalhadores da Saúde e da Segurança Pública nesse momento de pandemia e argumenta que a Educação, também tem importância social similar, digna de prioridade na campanha vacinal o mais rápido possível para restabelecer a normalidade nas redes públicas de ensino estadual e municipal.

“Nós precisamos criar o nosso próprio comitê. O Comitê Estadual dos Trabalhadores em Educação do Estado do Acre para mapearmos a incidência da covid-19, em nossa categoria e começarmos a discutir com as autoridades a data de uma vacinação em massa pra já”, ressalta.

O ex-presidente do Sinteac já estaria, inclusive, contatando as presidências das comissões de Saúde e Educação da Assembleia Legislativa na tentativa de sensibilizar os parlamentares estaduais acreanos para a importância de incluir os servidores da Educação no grupo prioritário para imunização nesse primeiro momento de multivacinação.

Para isso, Manoel lima tem mapeado o número de servidores da rede pública de ensino de todo o Estado, que foram infectados pelo novo coronavírus e quantos já foram a óbito por complicações da covid-19. Ele acredita que os altos números da doença entre a categoria serão fundamentais para a sensibilização das autoridades sanitárias.