O ex-secretário adjunto da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (SEE), Márcio Mourão, foi nomeado para comandar o setor de Contrato e Convênios da pasta. O professor foi alvo de polêmica após assinar contratos milionários com empresas que fornecem merenda escolar para as escolas da rede.
Segundo portaria assinada pelo secretário Mauro Sérgio da Cruz, Mourão comandará o Departamento de Planejamento, Orçamento, Convênios e Estatística da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes, ou seja, um dos órgãos internos mais importantes da pasta, por onde passam todas as parcerias da secretaria.
Mourão foi exonerado do cargo de secretário adjunto, sem explicação, dias após a deflagração da Operação Mitocôndrias, que apura a fraude na entrega de produtos da merenda escolar alvo da Polícia Civil do Acre. O esquema poderia movimentar até R$ 22 milhões.
No lugar de Mourão, o governador acreano nomeou o coronal da Polícia Militar, Márcio Divino, que já atuou como subcomandante da corporação acreana e está na reserva desde o final de 2019. O novo secretário adjunto atualmente controla toda a parte administrativa e financeira da pasta, inclusive as licitações.
A designação de Mourão para o cargo, assinada por Mauro Sérgio, está na edição do Diário Oficial desta quarta-feira, dia 10.