Contrariedade à redução da pauta do bezerro pode ter derrubado Nenê do comando da Sepa
O ex-secretário de Produção e Agronegócio, Nenê Junqueira, comentou as declarações do pré-candidato ao Senado Federal, Fernando Zamora, filiado ao PRTB. De acordo com Nenê, não há sobras de bezerros no Acre, como mencionou Zamora no Papo Informal desta quinta-feira, 28.
“Discordo do Fernandinho quando se diz que temos sobra de bezerros. Fazem 4 anos seguidos que os abates dos frigoríficos vem diminuindo... Onde estão esses bezerros? Abraço. Cada 1.000 bezerros que vão embora, serão 1.000 bois a menos para serem abatidos no futuro. Essa conta que tem não bate”, discordou.
Recentemente a Assembleia Legislativa do Acre aprovou a redução da pauta do bezerro em 66,67%, o que representa em reais uma redução de R$ 240,00 para R$ 80,00 por cabeça. Isso vai permitir até agosto a comercialização de até 500 mil bezerros. A matéria foi sancionada nesta quinta-feira pelo governador Gladson Cameli.
Fernando Zamora disse que em 2021, foram vendidos para fora do Acre apenas 78 mil bezerros. Os dados, segundo ele, são do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf). “Passou de 4 milhões. Peguei hoje os dados no Idaf. O Acre só vem aumentando. Era 800 mil, 2 milhões, 3 milhões, 4 milhões. Como é que o gado está diminuindo? Como é que o frigorífico vai ficar sem gado? Eu não sei porque. Você anda o Acre por cima e pelo chão e você já viu pasto no Acre sem gado? O Nenê, eu respeito o que ele está falando, ele é do Sindicarnes. O Acre tem 4 milhões de cabeças, saíram 78 mil, isso é insignificante”, disse Zamora.