O ex-vereador do MDB e atual diretor de trânsito de Rio Branco, na Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (RBTRANS), João Marcus Luz, rebateu as declarações do deputado estadual Roberto Duarte sobre o projeto que visa reduzir o preço da tarifa do transporte coletivo.
João Marcos Luz disse que não é possível baixar tarifa sem subsidiar. Nesse sentido, a ideia do projeto apresentado pelo prefeito Tião Bocalom é ‘salvar’ os empregos e o sistema de transporte de Rio Branco. Luz fez um relato para embasar sua defesa. Disse que antes da pandemia, mais de 60 mil usuários utilizavam-se dos coletivos, por dia, mas que esse número caiu drasticamente para 7 mil no auge da pandemia e hoje chega a 20 mil, diariamente, apenas.
“O Prefeito BOCALOM está preservando com essa atitude o sistema, não as Empresas, aliás, já está a caminho uma nova licitação. Fizeram a lei da gratuidade mas não disseram quem iria pagar a conta. O usuário final não pode carregar o sistema nas costas”, escreveu Luz ao rebater Roberto Duarte.