Desde que se ausentou do Estado para participar da COP26 em Glasgow na Escócia há uma semana, o governador Gladson Cameli viu à distância a temperatura da política no Acre aumentar, sobretudo a partir da decisão do governador em exercício Major Rocha de exonerar João Paulo Setti do cargo de procurador-geral do Estado. Cameli não antecipou seu retorno como chegaram a propagar nas redes, mas prometeu fazer "ajustes necessários" no governo quando voltar ao Acre na próxima semana.
“Aqui no Reino Unido procuramos novas oportunidades de investimentos para o nosso estado. Estou representando nosso Acre na COP26, em Glasgow, na Escócia, mas atento aos acontecimentos aí no estado. Saibam que não tenho medido esforços para melhorar a vida das pessoas. Fiquem com a certeza de que tenho uma equipe forte e compromissada com o Acre. No meu retorno faremos os ajustes necessários”, disse ele em uma publicação no Instagram.
Encontros no Reino Unido
No vídeo que gravou para as redes sociais, Cameli reforçou que além das discussões em Glasgow sobre eventos climáticos, ele esteve em Londres, na Inglaterra, com o presidente da Organização Internacional do Café (OIC), José Sette, e no encontro apresentou o Acre e seu forte potencial agrícola para a produção sustentável do grão, além da facilidade de exportação por meio da Estrada do Pacífico.
Cameli reforçou o fator sustentabilidade como o grande diferencial em relação as demais regiões do país. Por estar localizado na Amazônia, a maior floresta tropical do planeta, o café se destaca por sua responsabilidade ecológica com a preservação do meio ambiente.