..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍTICA

“Extremamente graves”, diz ex-conselheiro do CNJ Marcos Vinicius sobre denúncia de assédio na eleição da OAB/AC

“Extremamente graves”, diz ex-conselheiro do CNJ Marcos Vinicius sobre denúncia de assédio na eleição da OAB/AC

O ex-presidente da OAB no Acre e ex-conselheiro do CNJ, advogado Marcos Vinicius Jardim Rodrigues, considerou “extremamente graves” os supostos casos de assédio eleitoral envolvendo comissionados do governo do Estado e prefeitura de Rio Branco no âmbito da eleições para presidente da OAB/AC.

“As denúncias de assédio eleitoral, por si só, são extremamente graves, diante da execrável tentativa de violação ao sagrado direito de voto livre, direto, individual e secreto. Mas, o fato traz mais perplexidade ainda quando se reflete que a violência é praticada contra a advocacia, profissão que encarna a luta contra toda opressão e violência e que simboliza historicamente a defesa das liberdades, da transparência, da probidade, dos Princípios Fundamentais e garantias individuais. Pretender calar a advocacia é retroceder aos tempos espúrios de repreensão, perseguição, solapamento de direitos básicos, de exceção democrática, enfim. Todos que de alguma forma possam estar envolvidos nas graves denúncias deveriam se manifestar, sejam os apontados responsáveis, sejam os que de alguma forma tristemente se beneficiam”, opinou.

Disputam o cargo, a advogada Marina Belandi e o advogado Rodrigo Aiache, atual presidente e candidato à reeleição,

O pleito será realizado no dia 22 de novembro de 2024, das 8h às 17h, de forma presencial. Advogados e advogadas adimplentes com a anuidade da Seccional estão aptos para votar nas chapas que concorrerão às Diretorias da Seccional e da Caixa de Assistência e também das das quatro Subseções.

As chapas devem ser registradas entre os dias 8 e 22 de outubro de 2024. O processo de inscrição será feito por meio de protocolo, com envio da documentação necessária, incluindo a declaração de autenticidade dos documentos assinada pelo presidente da chapa.

As advogadas e advogados interessados em votar precisam estar regulares com a OAB/AC até o dia 23 de outubro de 2024.

O colégio eleitoral será composto por todos os advogados e advogadas adimplentes, sendo facultativo o voto para os maiores de 70 anos. As eleições ocorrerão em diversos pontos do estado, incluindo Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Tarauacá e outras cidades.