O secretário de Infraestrutura de Bocalom que disse estar com Covid, faltou à sessão na Câmara, mas foi em agenda pública
O secretário de Infraestrutura, Cid Ferreira, que faltou à convocação na Câmara Municipal de Rio Branco na última quarta-feira, dia 19, quando deveria explicar os atrasos nas obras realizadas pela prefeitura nos bairros da cidade, deve ser investigado por suposta apresentação de atestado frio para se livrar dos questionamentos dos vereadores. O gestor alegou estar com Covid. Ele pode ser punido por prática de crime de responsabilidade.
O documento, entregue pela equipe do secretário à Mesa Diretora da Câmara Municipal, para justificar a ausência do gestor de obras da cidade, pode ser falso, na avaliação do vereador Emerson Jarude (MDB), que apresentou os documentos e mostrou, na sequência, o secretário em agenda com o prefeito Tião Bocalom e o secretário de Limpeza Pública, Joabe Lira, no bairro Papouco, região central da capital acreana.
“A convocação deve ser obedecida sob pena de crime de responsabilidade. No atestado médico do Cid consta três CIDs (nomes das doenças), e uma delas é a cefaleia, a outra diarreia e a outra, é de infecção por Covid. E aí nos nos deparamos com o secretário em uma agenda externa, quando, se está com Covid, deveria estar na sua casa. Eu reforço mais uma vez a iniciativa da câmara de investigar a situação do secretário. É preciso saber se esse atestado é verdadeiro ou não, e se ele estava ou não doente”, frisou Emerson Jarude.
O vereador Fábio Araújo (PDT), autor da indicação para a limpeza do bairro, também criticou a ausência do secretário, e questionou o fato de sequer ter sido convidado a acompanhar a visita do prefeito para entregar os serviços realizados à população que vive na comunidade. “A Câmara Municipal de Rio Branco é um poder. Aquela indicação das escadarias é de minha autoria”, pontua o vereador.
Ainda segundo Araújo, o parlamentar cobrou “no mínimo oito vezes nessa tribuna, mas ontem, infelizmente, nos deparamos com aquela cena, e eles sequer convidaram este vereador jornais, matérias e publicações comprovam a fraude do atestado, mas quero agradecer a prefeitura que após dois anos forma lá atender o pedido. São indicações e reivindicações já feitas por este vereador. E eu espero que o prefeito faça e não fique só a falácia, como outras indicações”, completa o pedetista.