Na sessão desta quarta-feira, 22, da Assembleia Legislativa do Estado do Acre (ALEAC), o deputado estadual Roberto Duarte (MDB) criticou o governador Gladson Cameli por ter faltado com a verdade e não ter sancionado, na íntegra, a proposta que ficou conhecida como “Projeto de Lei dos consignados”.
Este projeto foi aprovado pela ALEAC, no dia 03 de abril, com 17 votos favoráveis e suspende a cobrança dos empréstimos consignados pelos bancos aos servidores públicos.
“O Governador se posicionou na imprensa e em suas redes sociais e garantiu que teria sancionado este projeto de lei. Na verdade, ele vetou a veia central da proposta, tornando o PL sem eficácia. Se a proposta é inconstitucional, ele deveria ter falado isto em seu primeiro posicionamento relacionado a esta matéria”, desabafou Duarte.
Segundo o parlamentar, agora os deputados estaduais precisam votar para derrubar o veto governamental. “Temos que manter a nossa coerência. Somos representantes do povo e não cabe a nós nos posicionarmos diferente e mudarmos os nossos votos agora. Se agirmos assim, perderemos a nossa credibilidade – como está acontecendo com o governador Gladson Cameli”, disse.
Caso o projeto de lei seja sancionado da maneira que foi aprovado na Assembleia Legislativa, estima-se que R$ 100 milhões sejam reinseridos aos salários e, consequentemente, à economia do Acre.