..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍTICA

Ferrovia que ligará o Atlântico ao Pacífico, passando pelo Acre, pode sair do papel, diz Jorge Viana

Ferrovia que ligará o Atlântico ao Pacífico, passando pelo Acre, pode sair do papel, diz Jorge Viana

O presidente da Apex-Brasil, Jorge Viana, disse nesta quinta-feira (21) que a Ferrovia Norte-Sul, que liga o Porto do Açu, no Rio de Janeiro, a Bayovar, no Peru, passando pelo Acre, pode sair do papel. Otimista, o ex-senador acreano participou de uma reunião, no Palácio do Itamaraty, da Cosban, que é o principal mecanismo de diálogo entre Brasil e China e congrega 11 subcomissões.

“Gostaria de compartilhar uma notícia extraordinária! A ferrovia que ligará o Brasil ao Peru, passando pelo nosso Acre, pode se tornar realidade. Isso não apenas melhorará significativamente a economia, mas também a qualidade de vida dos acreanos. O fato novo é que, em uma parceria histórica, Brasil, Peru e China anunciaram o desenvolvimento da Ferrovia Transoceânica!”, disse o acreano.

Jorge lembrou que com o apoio dos presidentes Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva conseguiu integrar o Acre ao Pacífico pela Estrada do Pacífico. Ele reconheceu que um dos erros do governo brasileiro foi ter “desprezado” os investimentos em ferrovias.

“Mas, tenho clareza de que um dos maiores erros do Brasil foi ter abandonado os projetos ferroviários há mais de 100 anos. A retomada desses projetos, inclusive durante os governos do presidente Lula e da presidenta Dilma Rousseff, foi fundamental. Esta ferrovia substitui ou concorre com o Canal do Panamá. Talvez seja a infraestrutura mais importante para a Amazônia Ocidental, especialmente para o Acre. O Peru terá que decidir se a rota será pelo lado de Pucallpa ou pelo lado de Lima, com o porto de Chancay, mas o Acre é a rota para essa ferrovia. Vou trabalhar agora, como presidente da Apex-Brasil, nessa missão que faremos para a China com o vice-presidente Geraldo Alckmin, em junho, onde vamos celebrar os 20 anos da relação Brasil e China, para que esse assunto volte à pauta. Infelizmente, nos últimos anos, foi deixado de lado, mas agora volta a ser prioridade. Acredito que poderá se tornar realidade nos próximos anos”, enfatizou.

WhatsApp Image 2024 03 21 at 11.18.36