..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍTICA

Flávio Dino determina abertura de investigação contra Zezinho Barbary para apurar desvio de finalidade na aplicação de emendas

Flávio Dino determina abertura de investigação contra Zezinho Barbary para apurar desvio de finalidade na aplicação de emendas

O caso da abertura do Ramal Barbary, em Porto Walter, envolvendo um suposto desvio de finalidade na aplicação de emendas parlamentares, colocou o deputado federal Zezinho Barbary (PP/AC) na mira do Supremo Tribunal Federal (STF).

O ministro Flávio Dino determinou ontem (23/11) uma investigação contra o parlamentar acreano. Além de Barbary, o magistrado também vai investigar a conduta do deputado federal Pedro Lucas Fernandes (UB/MA). Flávio Dino recebeu denúncias de várias organizações sociais, entre elas a Transparência Internacional, Transparência Brasil e Contas Abertas.

Flavio Dino disse na decisão que os fatos apresentados podem ensejar em crimes. Ele pediu a imediata apuração. “À vista dos fatos noticiados, que configuram indícios de possíveis crimes, encaminhe-se [o material] à Diretoria-Geral da Polícia Federal, para que adote as providências cabíveis”, destacou.

Barbary teria utilizado máquinas compradas com emendas parlamentares, na época em que ele foi prefeito para a abertura irregular do Ramal Barbary, estrada vicinal que liga Porto Walter a Cruzeiro do Sul. A estrada foi embargada pela Justiça Federal após denúncia de mudança no traçado original, passando, inclusive, próximo a uma Reserva Indígena.

Já a situação de Pedro Lucas é um pouco diferente. Emendas dele podem ter sido utilizadas para pagamento de servidores públicos da Prefeitura de Arari, no Maranhão.

NOTA – Dep. Zezinho Barbary

O Deputado Federal Zezinho Barbary esclarece que a única emenda de sua autoria relacionada ao ramal em Porto Walter foi destinada via Governo do Estado do Acre (DERACRE), no valor de R$ 200.000,00, exclusivamente para a elaboração do Plano de Mitigação — etapa técnica obrigatória para cumprir todas as normas e exigências ambientais.

Esse estudo é indispensável para viabilizar, dentro da legalidade, a futura estrada que poderá retirar Porto Walter do isolamento, atendendo uma demanda histórica e de vital importância para a população do município.

O deputado reafirma que não existe qualquer outro recurso de emenda parlamentar de sua autoria destinado à construção ou regularização desse ramal em Porto Walter.