..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍTICA

“Foi consolidada uma relação comercial bilateral” diz Santoyo sobre comércio exterior com o Peru

“Foi consolidada uma relação comercial bilateral” diz Santoyo sobre comércio exterior com o Peru

Estado do Acre abre uma porta gigante de comércio bilateral firmando a rota do pacífico como grande modal de exportação e importação de produtos.

Continua repercutindo no setor produtivo as autorizações para exportação de proteína animal de plantas frigoríficas do Acre para o Peru. O diretor comercial da Dom Porquito, Paulo Santoyo, disse em entrevista ao Noticias da hora, neste domingo, que a decisão do Ministério da Agricultura do Peru consolida uma relação comercial bilateral.

“O Peru é um exportador de carne suína e bovina para as demandas de produção de embutidos e o Acre se habilita hoje com exportador de carne de qualidade e preço competitivo internacional”, acrescentou.

Santoyo lembra que o estado se tornou “graças ao trabalho do governador Gladson Cameli” um grande produtor de grãos, permitindo a produção de suínos e frangos de baixo custo e alta qualidade. Ele ressalta que a produção bovina da região já tem alta qualidade e muita tecnologia e genética.

“O Acre passa a ser o precursor na região norte de produção de proteína animal. Isso consolida um trabalho e abre oportunidades para mais produtores ingressarem nessa cadeia produtiva, além do aumento da plantação de mais milho e mais soja” analisou.

Sobre a demanda bilateral, Santoyo fala que do Peru para o Acre podem ser importados demandas como cebola, alho, tomate com preços mais baixos. Em nome de todos que lutaram por essa autorização, o empresário citou o nome da ministra Tereza Cristina e o governador Gladson Cameli.

“Foi decisivo a presença e a demanda da ministra nesta pauta, além do governador Gladson Cameli, o deputado Alan Rick, o IDAF, a SEPA, Secretaria de Indústria e Comércio, a FIEAC, atacadistas do estado. Ouve uma união para que a gente buscasse esse objetivo. Quem ganha é a sociedade”, concluiu o empresário.