..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍTICA

Fora da pesquisa Fieac/Data Control, Jenilson Leite questiona números: "O resultado seria diferente"

Fora da pesquisa Fieac/Data Control, Jenilson Leite questiona números: "O resultado seria diferente"

Nome da disputa majoritária apresentado até o momento pelo PSB, o deputado estadual Jenilson Leite não teve seu nome incluído na pesquisa Fieac/Data Control divulgada ontem e por isso questiona os números. Com ele na pesquisa, o retrato seria diferente, analisa.

"Lamento que a pesquisa do Instituto Data Control divulgada no último sábado 03 de julho de 2022, encomendada pela Federação das Indústrias do Acre (Fieac), tenha deixado de apresentar para população na fase estimulada como opção, o nome que o PSB apresentou para um projeto majoritário no ano de 2022, quer seja para governo ou Senado. Tenho andado nos 22 municípios do Acre, ouvindo as pessoas, temos acompanhado as redes sociais, e vejo que se mais opções tivessem sido apresentadas, tanto o resultado para governo ou para o Senado teria sido bem diferente, nem Gladson ganharia no primeiro turno, nem o cenário para o Senado seria o revelado pela pesquisa."

De acordo com a pesquisa, se as eleições fossem este ano, Cameli estaria reeleito com 57,2% dos votos. Atrás de Gladson Cameli aparecem o ex-senador Jorge Viana, com 19,2%, Sérgio Petecão com 9,1% e Francisco Salomão com 0,7%. Eleitores que anulariam o voto somam 7,1%. Não souberam responder 6,7%.

Já na pesquisa espontânea, quando o pesquisador não cita o nome do candidato, mas apenas em quem ele votaria para governador, Gladson Cameli lidera com 44,9%. Jorge Viana aparece com 8,6%. Já o senador Sérgio Petecão 3,6%. Marcio Bittar (0,4%), Marcus Alexandre (0,1%) e Tião Bocalom (0,1%) são lembrados pelo eleitor. Nulos 5,1% e não souberam responder somam 37,2%.