..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍTICA

Fora de sintonia com Brasília, comissão da Assembleia aprova nome de parentes de políticos para presidir agência 

Fora de sintonia com Brasília, comissão da Assembleia aprova nome de parentes de políticos para presidir agência 

Ao contrário do que fez a Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), que aprovou nome da advogada, Mayra Cristine Bandeira de Lima, nora do deputado José Bestene (PP), para presidir a Agência Reguladora dos Serviços Públicos do Acre  (Ageac), o Senado Federal aprovou uma nova lei sobre indicações para as presidências das agências reguladoras no País. De acordo com o texto, políticos e parentes destes ficam proibidos de serem nomeados em agências reguladoras e empresas estatais no cargo de presidente.

O senador Marcio Bittar foi o relator do projeto na Comissão de Transparência do Senado. Ele disse que não basta ter apenas conhecimento técnico ou ser da área de atuação, mas também prestar contas das ações executadas. A indicação política poderá prejudicar o andamento dessas agências reguladoras, conclui o Senado.

“Não basta indicar (como gestor) uma pessoa que seja comprovadamente do ramo, que tenha uma capacidade inquestionável, que tenha a quarentena. Se a pessoa tiver tudo isso, ela ainda precisa prestar contas do serviço”, pontua Marcio Bittar. (Fonte: O Globo)