Em nota divulgada neste domingo, 8, o Fórum Nacional de Governadores externou repulsa ao testemunhar, segundo o texto, os gravíssimos e inaceitáveis episódios registrados hoje no Distrito Federal, os quais revelam a invasão da Praça dos Três Poderes, seguida da ilegal vandalização das dependências do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal.
A publicação, onde intitula os responsáveis pelos atos como golpistas, irresignados com o resultado das eleições, ressalta apoio à democracia, condenando quaisquer atitudes violentas e posturas irresponsáveis que ponham em risco a integridade do estado democrático de direito.
Pelas redes sociais, o Fórum Nacional de Governadores enfatiza que a democracia brasileira é jovem, porém consolidada. "É essa liberdade que permite expressões e protestos públicos, mas de forma pacífica. Quando há violência e depredação do patrimônio público configura-se crime no qual todos nós brasileiros somos ameaçados e atingidos. Para todos os brasileiros, a paz e o diálogo. Para os criminosos a Lei".
O governador Gladson Cameli também externou sua opinião em relação aos atos de vandalismo, salientando que, quem realmente ama o nosso país, sabe que na bandeira está escrito "Ordem e Progresso".
"Ordem significa respeito pelos poderes e pela voz da democracia. As cenas lamentáveis de hoje não foram de um protesto. Depredação de patrimônio público é crime e tem que ser punido. Vale lembrar que os recursos para a recuperação dos prédios públicos sairão do bolso de todos nós brasileiros. Aqui em nosso estado, as forças de segurança do governo do Acre estão alertas para proteger nosso patrimônio e nossos cidadãos", concluiu Cameli.