..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍTICA

Fundhacre atende 60 crianças em mutirão de exames na especialidade de eletroencefalograma com sedação

Fundhacre atende 60 crianças em mutirão de exames na especialidade de eletroencefalograma com sedação

A Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre) realizou nesta sexta-feira, 31, um mutirão para realização do exame de eletroencefalograma com sedação. Foram 60 crianças atendidas durante toda a manhã.

A iniciativa é a primeira para esta especialidade, no entanto, a expectativa é realizar novos mutirões nas próximas semanas, com o objetivo de diminuir a fila de espera, não apenas de crianças, mas também de adultos que aguardam pelo atendimento. O eletroencefalograma (EEG) é um exame que avalia a atividade dos impulsos elétricos do cérebro gerados de forma natural, examinando a normalidade do funcionamento cerebral quanto à intensidade e regularidade dos impulsos emitidos.

A psicóloga Janaira Barros levou a filha Júlia, de 4 anos, para realizar o exame e ponderou que, apesar da demora, realizar o exame traz um pouco de alívio. “Eu estava esperando ser chamada há dois anos. Traz um pouco de alívio, mas porque eu venho trabalhando com a minha filha até tentar descobrir o que ela tem, porque o comportamento, a cognição, o atraso, então tudo isso deixa os pais apreensivos de saber o que a criança tem e o exame é fundamental para a gente saber ao certo. Mas estou tranquila e vamos ver o que que os médicos vão dizer com o resultado do exame”, destacou a mãe da Júlia, Janaira Barros.

MUTIRAFUNDA2

O chefe do Serviço de Apoio Diagnóstico Terapêutico da Fundhacre (SADT), Erick Melo, reforçou a união de esforços para concretizar o mutirão. “É o nosso primeiro mutirão do exame eletroencefalograma com sedação para 60 crianças que estavam com a espera desse exame há algum tempo. E hoje estamos iniciando esse exame com apoio junto da direção, da presidente Ana Beatriz, junto com o pessoal da anestesia e com o centro cirúrgico. E é com muita alegria que a gente está fazendo esse mutirão do exame para tentar diminuir um pouco das filas reprimidas que existem desse exame”, reforçou Melo.

A diretora de Asssistência da Fundhacre, Carina Hechenberger, destaca que novos mutirões devem acontecer em breve. “Com o objetivo de redução das listas de espera de exames e procedimentos agendados pela Fundação, iniciamos hoje o mutirão para a realização do eletroencefalograma, que é um exame destinado para o diagnóstico de crianças que buscam atendimento aqui na Fundação. Esse é um de vários outros mutirões que irão acontecer para atender o nosso público”, destaca Carina.