..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍTICA

Prefeito Tião Bocalom se reúne com diretores da maior empresa de consultoria hídrica do mundo

Prefeito Tião Bocalom se reúne com diretores da maior empresa de consultoria hídrica do mundo

Em sua estada na capital gaúcha Porto Alegre, o prefeito Tião Bocalom aproveitou para conhecer o sistema de elevatórios e diques responsáveis pela drenagem das águas pluviais, para evitar alagações na cidade.

É um sistema administrado pelo Departamento Municipal de Águas e Esgotos que conta com 29 centrais de bombeamento que abrigam 94 motobombas de 250cv em média e que juntas bombeiam 180 mil litros por segundo.

Tião Bocalom visitou uma das estações de bombeamento de águas e em seguida se reuniu com o diretor geral do DEMAE, Darcy Nunes que, após fazer uma explanação do trabalho feito em Porto Alegre para evitar alagamentos em função das enchentes, especialmente do Rio Guaíba, e ouvir o prefeito acreano sobre os problemas de alagações em Rio Branco, indicou o maior especialista do mundo em consultoria hídrica, o professor PhD e Mestre em Recursos Hídricos pela Colorado State University e Engenheiro Civil pela UFRGS, Carlos Tucci. Ele atuou nos últimos 40 anos, como consultor junto as empresas e entidades como Unesco, Banco Mundial, BID, ANEEL, ANA e Itaipu. É considerado hoje um dos maiores especialistas em Hidrologia no mundo, tendo publicado mais de 300 artigos e estudos nas mais renomadas instituições. É o pesquisador mais citado mundialmente nos temas drenagem e gestão de inundações segundo o Google Scholar.

Carlos Tucci está em viagem e pediu que o filho, Rafael Tucci, que é CEO responsável pela empresa Rhama Analysis Consultoria Ambiental, recebesse o prefeito Tião Bocalom. Foi uma reunião de mais de uma hora, na qual, o prefeito falou do problema de alagamento em Rio Branco, especialmente desta última, que foi o maior desastre de águas em nossa capital e, apresentou sua ideia de transpor, antes da chegada da cota de transbordamento, via bombeamento, antecipadamente, a água do rio das proximidades do Benfica para abaixo do Panorama, com isto, baixando a calha dentro da cidade e minimizando os problemas que a Capital tem todos os anos com as enchentes.

Rafael Tucci e o Diretor de Marketing e Inovação da empresa apresentaram algumas ações já realizadas por eles e outros profissionais que atuam junto com eles, como é o caso da PhD e Mestre Maria Assunção Silva Dias, ela é pós-doutora pela NASA, Ph.D. em Ciências Atmosféricas na Colorado State University, Mestre e graduada em Matemática Aplicada pela USP, Membro da Academia Brasileira de Ciências, Fellow na American Meteorological Society, Ex-presidente do Conselho Executivo do Inter American Institute for Global Change Research e da Sociedade Brasileira de Meteorologia.

A professora Maria Assunção foi a primeira mulher a receber o título de PhD em Meteorologia na Colorado State University, em 1979. Por seus serviços prestados na área, a universidade instituiu o prêmio “Silva Dias Award” em sua homenagem, para reconhecer pesquisas de destaque em nível de Ph.D.

Rafael Tucci garantiu que a Rhama Analysis Consultora Ambiental vai estudar uma solução para os alagamentos em Rio Branco. De imediato será apresentado à prefeitura, um sistema de meteorologia que possibilitará previsões mais acertivas e eficientes de chuvas na região.

“Nós trabalhamos há muitos anos no assunto. Temos certeza que iremos entender melhor o problema de Rio Branco e dar soluções viáveis melhorando a vida da população rio-branquense.”

O prefeito Tião Bocalom gostou muito do resultado da reunião.

“Fomos muito bem recebidos aqui e ao mesmo tempo tivemos uma proposta deles de nos ajudar a fazer previsões meteorológicas melhores do que a gente tem hoje. Tudo isso está sendo estudado. É uma preocupação da nossa gestão em tentar diminuir ao máximo os prejuízos causados pelas alagações.”