O deputado federal Gerlen Diniz (PP/AC) protocolou na Câmara dos Deputados um projeto de lei que institui o piso salarial dos microscopistas. De acordo com a proposta, estes profissionais não podem receber abaixo de R$ 2.640,00.
Gerlen Diniz afirma que de acordo com a Constituição Federal, o piso salarial deve ser proporcional à extensão e à complexidade do trabalho. “À luz dessa disposição constitucional, apresentamos este projeto em busca de garantir aos profissionais microscopistas um patamar salarial mínimo adequado para o importante trabalho que desempenham”.
Em outro ponto da justificativa apresenta na propositura legislativa, Diniz ressalta que estes profissionais se mostraram indispensáveis à vida moderna. “Conforme destacado pela Sociedade Brasileira de Microscopia e Microanálise, a microscopia se tornou uma ferramenta multidisciplinar indispensável em diversas áreas do conhecimento, inclusive na área da saúde, na de pesquisas diversas e também na industrial. Para operar os microscópios, ferramentas de trabalho ricas e complexas, o profissional precisa de muita dedicação em diversas áreas do conhecimento”.